fbpx

Cotton Clima

Relatório emitido dia 14 de março de 2024

Próximos 7 e 14 dias: 

A formação de um sistema de alta pressão sobre o Paraguai nos últimos dias irá influenciar o padrão de chuvas das próximas semanas em grande parte das regiões produtoras. Esse sistema de alta pressão irá dificultar a formação de chuvas nas áreas localizadas mais ao centro-sul. Na próxima semana, para o MS, SP e sul de MT e GO estão previstas algumas pancadas irregulares de chuvas, com volume acumulado de 20 a 30 mm. Chuvas com maior volume, mas também irregulares estão previstas para grande parte da região central do país (MT, GO, MG e oeste da BA), com volume acumulado de 30 a 40 mm. Os maiores volumes estão previstos para os estados de RO e TO (50 a 70 mm).

Até o fim do mês volta a chover na região centro-sul, no entanto, as chuvas serão bastante irregulares. O volume previsto varia de 50 a 70 mm para os estados de MS, SP e oeste da BA. Volume acumulado entre 60 a 80 mm estão previstos para GO, sul de TO e grande parte de MT. Volume próximo a 100 mm estão previstos para RO, norte de MT e TO.

Próximos 30 dias:

Padrão de chuvas para as próximas semana será típico da estação de outono, sem a formação dos grandes corredores de umidade, ocorrência de chuvas mais irregulares e redução das chuvas a longo prazo. De maneira geral, o volume previsto para os próximos 30 dias será abaixo da normalidade para as principais áreas produtoras de algodão.

Nos próximos 30 dias o volume previsto para grande parte de SP e MS varia de 70 a 90 mm. Volume entre 100 a 120 mm estão previstos para o oeste da BA, GO e centro-sul de MT. Volume de 150 a 200 estão previstos para RO, norte de MT e TO.

Temperatura

A formação de um sistema de alta pressão sobre o Paraguai será a responsável por mais uma onda de calor, que deve durar até o fim do verão (20 de março). As maiores temperaturas serão registradas nos estados de MS e oeste de SP e PR. No entanto, a tendência é de temperaturas acima da normalidade em grande parte de Brasil. A previsão a longo prazo indica tendência de temperaturas acima da normalidade também durante o outono.

Este serviço é uma parceria com a AMB Consultoria Agroclimática – Previsão do tempo e consultoria Agroclimática personalizada para a sua propriedade! Acerte na decisão e potencialize sua produtividade.


COMPARTILHE

Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp